O que é Web Design? É o que vê quando usa um website. É todo o processo de planeamento, criação e desenvolvimento dos elementos de um website, desde a sua estrutura até textos e fontes gráficas.
Já se perguntou qual é o significado do Web Design ou as técnicas envolvidas em seu processo?
Estamos habituados a ver a Internet visualmente, mas é muito mais do que isso. Sites, aplicações, serviços, entre outros, contam com interfaces visuais para proporcionar uma experiência adequada ao seu público. Tudo isso requer um bom web design para ter sucesso.
O que é Web Design?
É tudo o que envolve interfaces digitais como sites, aplicativos e serviços.
Ao usar código HTML e CSS para programar e estilizar sites, os web designers são responsáveis pelas experiências digitais utilizadas pelo público. Eles visam entregar a melhor experiência possível, além de ajudar o negócio a atingir seus objetivos.
Um web designer pode especializar-se em diversas áreas e em todos os casos o objetivo é o mesmo – dar vida à visão do projeto.
Design de Interface
Este é o Design aplicado a recursos visuais, mais conhecido como UI. Envolve tudo, desde a cor até o layout geral das páginas.
A tarefa mais importante deste profissional é traduzir a identidade da marca no design do website. Tem que transmitir isso ao público, além de fazer com que ele veja a página como parte da marca.
Design de Experiência
Mais conhecido como UX, o design de experiência é responsável por uma boa experiência do usuário, caso contrário o usuário encontrará soluções melhores.
A sua tarefa é criar uma experiência verdadeiramente valiosa, para a qual ele terá que conheçer e entender as necessidades de seu público. Sempre que o público interage com uma marca ou negócio deverá ter uma experiência positiva, e ser capaz de atingir os objetivos pretendidos.
Optimização de Motor de Busca
Outro campo essencial é a optimização de motores de busca, conhecida como SEO.
É através desta optimização que garante que o Google (e websites similares) indexem corretamente o seu conteúdo. Isso ajuda seu conteúdo a alcançar melhores posições nos resultados de pesquisa, trazendo um público maior até sua porta.
Por que é Web Design tão importante?
É através do Web Design que o público vai entender a sua marca da maneira que deseja. Ao aplicar as estratégias de marketing corretas, a sua empresa conseguirá atrair o público certo e convertê-lo em clientes.
Uma boa identidade visual de marca é consistente e transmite confiança, o que torna seu público mais aberto a comprar seu produto. Sem um plano de Web Design, perdem-se os resultados potenciais que uma boa presença digital pode proporcionar.
Desta forma não é um elemento do seu projeto a ser negligenciado. O seu público pode não encontrar a sua empresa online ou ter uma má experiência e optar por ir com a concorrência.
É também por isso que é importante trabalhar com web designers confiáveis. Um bom web designer pode analisar o que a sua marca necessita, não só a nível estético, mas também identificar problemas que podem ser resolvidos com um website.
O que considerar ao criar um website?
Como já mostramos, o Web Design é parte essencial de qualquer estratégia de negócio. No entanto, deve basear-se em boas decisões durante a fase de planeamento e desenvolvimento. Não queremos que escolhas precipitadas tenham um impacto negativo na presença digital do negócio.
Para garantir a máxima qualidade, há vários fatores a serem considerados ao projetar um site.
Visuais
A primeira impressão é a mais importante. A mesma coisa acontece com um website.
O visual do seu negócio ditará a estética do seu site. Para isso, a sua presença online precisa ser consistente em termos de cor, estilo e sentimento que transmite. Cuidado para não exagerar, pois muitos elementos podem atrapalhar e confundir o seu visitante, piorando sua experiência.
Usabilidade
O website será usado por pessoas reais e uma boa usabilidade é fundamental. Mas o que significa uma boa usabilidade?
Usabilidade significa poder ser utilizado por um público diversificado, de diversas origens, idades e especialidades. Um dos princípios mais importantes é a simplicidade, e um website intuitivo, com um número reduzido de opções, é geralmente a forma de o conseguir.
Qualidade do conteúdo
O conteúdo é rei! Mesmo que todos os outros elementos do Web Design funcionem bem, eles precisam de conteúdo para se destacar. Caso contrário, por que o público viria até si?
É pensando nisso que tantas empresas optam pelo marketing de conteúdo como forma de ter sempre conteúdo de qualidade que seu público queira ler e compartilhar. O conteúdo é uma forma de agregar valor ao tempo que seu público passa com você, oferecendo as soluções que procura.
Velocidade
Um website rápido é essencial. Sabia que se o tempo de carregamento do seu site ultrapassar 3 segundos, a taxa de rejeição tende a aumentar 38%?
Assim como é importante para o seu público que o website seja rápido, também é importante para o SEO que seja rápido. Um dos fatores que contribuem para um bom posicionamento nos resultados de busca é este – velocidade de carregamento.
Otimização para dispositivos móveis
Em todo o mundo, os dispositivos móveis representam cerca de 60% de todo o tráfego online. Em Moçambique esta percentagem sobe para 90%. Isso significa que se o seu website não funcionar corretamente em smartphones e/ou tablets, poderá perder até 9 em cada 10 clientes potenciais.
Para captar esses 9 potenciais clientes, o desenvolvimento deve ser compatível com dispositivos móveis, ou seja, o seu dispositivo pode carregar e adaptar-se a diversos tamanhos de tela.
Quais são os piores erros de Web Design?
Uma forte estratégia de marketing e vendas tem o web design como parte central, pois ajuda a solidificar a presença da marca. Porém, existem erros comuns que sempre devem ser evitados para não anular todo o esforço e recursos investidos.
Cada marca é diferente, assim como a sua estratégia e abordagem, mas os efeitos negativos são universais. Se o seu público não conseguir chegar à sua solução devido a esses problemas, os seus resultados poderão ser inferiores ao pretendido.
Não pensar no cliente
A eficácia de qualquer sistema de marketing baseia-se no público-alvo da marca.
Durante a fase de planeamento deverão ser realizadas pesquisas para conhecer o público-alvo da marca, bem como as suas preferências/necessidades, para melhor desenvolver o projeto.
Não irá conseguir vender farinha a quem procura pneus.
Ser inconsistente
É muito importante que a consistência visual seja mantida em todos os canais da marca, sejam online ou offline.
Ao associar determinadas cores/emoções à sua marca, é mais provável que o seu público deixe de ser um potencial cliente e se torne um cliente.
Ausência de chamadas à ação
Quantas vezes viu “Compre agora” ou “Clique aqui” enquanto navegava na internet?
Usar chamadas à ação é a maneira mais eficaz de orientar o seu público nas etapas que deseja que ele execute enquanto navega no seu website.
Não Documentar
Um website faz parte de uma estratégia de marketing. Para que a consistência presente e futura seja mantida, é necessário criar regras a seguir a nível visual, entre outras.
Ao criar outro conteúdo, é mais eficaz seguir essas regras do que procurar no conteúdo anterior quais cores, fontes ou gráficos usar e onde.
Quais são as habilidades mais importantes de um Web Designer?
Dada a importância do Web Design, fica claro que o profissional que o planea e executa necessita de certas habilidades para trazer qualidade ao seu trabalho. Afinal, os resultados e objetivos do projeto dependem disso.
Ferramentas
Grande parte do trabalho de Web Design é feito por meio de ferramentas que simplificam e padronizam determinadas tarefas. Saber utilizá-los é fundamental para oferecer qualidade e rapidez no trabalho nessa área.
Existem diversas ferramentas para cada fase do projeto, desde a concepção até a entrega, e faz parte das habilidades do web designer saber utilizar melhor cada uma delas.
Comunicação
Um web designer nunca trabalha sozinho, seja cooperando com outros profissionais ou diretamente com o cliente. Isso implica que seja um bom entendedor, além de um bom comunicador, para que o projeto seja concluído sem atrasos ou contratempos.
Como a responsabilidade pela apresentação visual de um negócio recai sobre os ombros dos web designers, eles precisam de explicar como suas decisões lidam com as particularidades do projeto.
Programação
Para atuar nesta área é necessário ter conhecimentos de programação, sendo as principais linguagens HTML, CSS e JavaScript.
Um designer habilidoso é capaz de utilizar essas linguagens para criar, estilizar e criar interações entre os mais variados elementos, criando assim sistemas e tornando realidade a visão de seu cliente.
UI/UX
Trabalhando com interfaces gráficas, os web designers devem ter habilidade em UI/UX, embora sejam dois conceitos diferentes.
O design UX refere-se ao trabalho relacionado à experiência do usuário. Significa reunir tudo, em termos de design, para garantir a melhor experiência do usuário.
O design da UI envolve trabalhar em interfaces. Ou seja, criar estruturas de fácil compreensão pelo público para que este possa realizar as tarefas pretendidas.
Optimização de Motor de Busca
Um bom profissional dessa área também é capaz de garantir que o conteúdo seja indexado pelos motores de busca para dar boa visibilidade ao seu negócio. É por isso que boas habilidades de SEO são essenciais quando se trabalha nesta área.
Afinal, todos os elementos do seu website podem ou não contar para a pontuação do seu mecanismo de pesquisa. Isso também requer conhecimento de como os sistemas de gestão de conteúdo funcionam e podem ser optimizados.
Gestão de tempo
Outra habilidade muito importante para um web designer é o gerenciamento do tempo. Com tantos aspectos dentro de um projeto, é preciso saber alocar o tempo certo para cada tarefa dentro do cronograma do projeto.
Isso é valioso porque cada projeto tem um orçamento, e pode ser bastante prejudicial gastar horas extras em determinadas tarefas, atrasando o projeto. Portanto, um bom web designer deve ser capaz de contornar isso.
Resumindo
Agora que conhece a definição de Web Design está pronto para dar a prioridade certa aos seus projetos. Nunca se esqueça da importância desse aspecto para a sua marca, considerando o potencial de resultados que ele pode lhe trazer, independente do ramo do seu negócio.
Como viu acima, um site optimizado é essencial para bons resultados.