12 Sinais de um Bom Website!

Signs of a good website

O algoritmo do Google sabe o que fazer para encontrar o seu website e indexá-lo.

Mas sabe como pode facilitar esse processo e usar o algoritmo para beneficiar o seu negócio?

Abaixo estão 12 sinais de um bom website para ver se está no bom caminho para ser encontrado pelo maior mecanismo de busca do mundo.

A estrutura do website é uma pirâmide.

É necessário ter uma hierarquia clara. Ou seja, seus visitantes deverão ver cada tema com uma página principal, que gradualmente se torna mais especializada à medida que navegam mais no seu website. Isso ajuda as pessoas e os rastreadores de mecanismos de pesquisa a navegar no seu website de maneira mais eficiente e completa.

Por exemplo, uma empresa orientada a serviços deve apresentar os seus serviços principais na página principal. Quando um visitante clica num destes serviços, a página a que chega deverá apresentar um conjunto de páginas mais específicas, e assim sucessivamente…

Possui um mapa do website.

Um mapa do website é um esboço da sua estrutura. É uma boa ferramenta para o seu público obter as informações que procura. No entanto, serve um propósito maior em termos de SEO – permitir que os rastreadores encontrem e indexem as suas páginas no mecanismo de busca.

Um rastreador, ou bot, é um algoritmo que vasculha sistemáticamente a Internet em busca de novas informações para indexar. É graças a eles que motores de busca como Google, Bing e Yahoo encontram todas as informações na internet.

Não exagere nos links.

As regras do algoritmo do Google dizem para “manter os links num número razoável”.

O máximo costumava ser 100 links por página. Agora o Google deixa o número em aberto, pois a quantidade de links que cada página tem apontando para ela, mais ou menos, determina o número limite.

De qualquer forma, não é recomendado utilizar mais de 100. Mais do que isso, a experiência do usuário começa a ser afetada negativamente.

Contém uma abundância de informações úteis, transmitidas de forma clara e precisa.

Isso é difícil de fazer. Leva tempo para construir algo verdadeiramente valioso.

Um “website útil e rico em informações”, como o Google o chama, é fácil de entender, navegar e usar. Mais importante ainda, o conteúdo é original, o que significa que não foi copiado de nenhum outro lugar da internet.

É rico em palavras-chave relevantes.

O seu website é tão bom quanto seu conteúdo. As informações em todo o seu conteúdo informam ao Google do que se trata o seu website, o que por sua vez permite que seus clientes em potencial o encontrem quando pesquisarem na Internet.

O conteúdo deve ser baseado em palavras-chave que seu público-alvo digitaria na barra de pesquisa para encontrar informações sobre os produtos ou serviços da sua empresa. Para alcançar os melhores resultados é necessário pensar como um potencial cliente e não como dono de uma empresa. Isso ajudará você a aparecer nas pesquisas mais relevantes.

Possui títulos de qualidade e tags ALT.

Um “título” é a primeira linha de um resultado de pesquisa e deve ser específico da página (ou seja, se o seu website for sobre jardinagem, a página de título deve conter a palavra “jardinagem”). É como a manchete de uma notícia – a primeira coisa que as pessoas veem. Um bom trará um público até si.

Uma “tag ALT” é o que explica uma imagem. Como os rastreadores não conseguem decifrar o assunto de uma imagem, eles precisam de uma tag ALT para essa finalidade. Dessa forma, eles fornecem grande valor de SEO. No entanto, não é uma boa ideia sobrecarregar as tags ALT com palavras-chave. “Rechear” vai contra as regras do Google, o que é prejudicial para si.

Não contém HTML incorreto ou links quebrados.

HTML incorreto afeta um website de duas maneiras diferentes. Além de causar tempos de carregamento mais lentos (o que, por sua vez, cria uma experiência negativa para o usuário), também impede que os rastreadores rastreiem e indexem as suas páginas.

Links quebrados (algo que pode ser bastante frustrante) são marcas registradas de um website mal conservado. Verifique o seu website regularmente para verificar se todos os links funcionam corretamente e levam ao destino certo. Caso contrário, o seu público ficará frustrado ou, pior ainda, perderá a confiança em si.

Suporta If-Modified-Since.

Este cabeçalho HTML permite ao rastreador saber se a página mudou desde a última vez que foi indexada. É verdade, as páginas são indexadas várias vezes! Este recurso existe para que páginas inalteradas não sejam reindexadas. Com bilhões de páginas em toda a Internet, seria uma incrível perda de tempo e recursos para os mecanismos de busca.

If-Modified-Since também economiza largura de banda, o que é importante para uma indexação rápida. E, ao acelerar o processo dos rastreadores, esse cabeçalho permite que as suas páginas apareçam nos resultados de pesquisa mais rapidamente.

Utiliza robots.txt corretamente.

O arquivo “robots.txt” permite que os rastreadores saibam quais páginas podem indexar, bem como quais informações podem coletar. Esta funcionalidade é importante porque os motores de busca não são as únicas entidades capazes de rastrear a Internet. Na verdade, qualquer pessoa com o conhecimento adequado de programação será capaz de criar um programa que vasculhe a Internet em busca de dados (como e-mails, números de telefone, etc…) que possam ser usados para seus próprios fins.

Ao saber onde essas informações estão no seu website, pode usar o robots.txt para controlar o que é coletado. Tenha cuidado para fazer isso corretamente, pois ninguém deseja bloquear acidentalmente o website inteiro.

Ele só permite indexar páginas valiosas.

Da mesma forma que podemos evitar a coleta de determinados dados, devemos também evitar rastrear páginas que não agregam valor.

O objetivo do Google é organizar as informações na Internet e fornecê-las ao usuário da mais para a menos valiosa. Conteúdo repetido ou não original é algo que o algoritmo não deseja. Serve apenas para inviabilizar o objetivo final. Por ser algo que vai contra as necessidades do motor de busca, a indexação destas páginas terá um impacto negativo no seu website.

Ele é exibido corretamente em todos os dispositivos e navegadores.

O website deverá ser compatível com qualquer navegador (Chrome, Firefox, Safari, entre outros). Quando isso não acontece, grande parte do seu público terá uma experiência negativa e deixará de visitá-lo.

Pelo mesmo motivo, é de extrema importância que o website seja exibido corretamente em qualquer dispositivo, afinal 80% de todo o tráfego do mundo é mobile.

É rápido.

Criar um website que carregue cada página em menos de três segundos requer um conjunto de habilidades muito técnicas. Precisa de saber como limitar o código CSS, reduzir pesquisas de DNS, remover scripts duplicados, configurar ETags e muitos outros…

Se não tem conhecimento técnico, o melhor é consultar um profissional.

A velocidade é importante e é um dos fatores que o ajudará a criar uma experiência que irá agradar ao seu público. Claro, eles também apreciam um website informativo e fácil de navegar.

Resumindo

Um bom website tem que dar o melhor possível aos seus clientes e os motores de busca sabem disso. É tudo uma questão de conveniência. Dê isso aos seus clientes em potencial e, por sua vez, eles confiarão e farão negócios com você.

Como viu acima, um website voltado para seus clientes é fundamental para alcançar bons resultados. Entre em contato connosco para conversar sobre seu website, identificar oportunidades e sair à frente da concorrência.

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